Bora falar sobre Unidade e história da igreja?

Unidade, tema que muitos pensam que sabem sobre, porém necessitamos conversar mais sobre esse tema, você está disposto a um diálogo?

🚨🚨 ALERTA TRETA 🚨🚨

Foi um leve clickbait, na real não é treta é informação!

«Para que todos sejam um, como tu, Pai, em mim e eu em ti; para que sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste»

(Jo. 17,21).

Vejo na internet sempre que lançamos algo um burburinho dente e fora da igreja e fico pensando o que está acontecendo.

Existe uma cultura enraizada no coração dos cristãos de segregação em grupos fechados, como se somente eles fossem salvos, ou somente eles fossem chamados e enviados por Deus, ignorando o fato de que o espírito sopra aonde quer.

O grande fato que vejo isso acontecendo são pessoas desinformadas, que não vão a fonte  da matéria, apenas ouviram burburinhos e com suas próprias convicções falam de um assunto sob o seu ponto de vista, sem ao menos saber a fundo sobre o assunto.

A igreja massivamente mede esforços pela unidade do corpo de Cristo, analisando a história moderna da igreja vendo São João XXIII, santo da igreja que conseguiu dar inicio a um dos maiores  Concílio, o  Vaticano II, que trouxe grandes reformas estruturais no modus operandi da igreja e que visava a renovação da Igreja e à formulação de uma nova forma de explicar pastoralmente a doutrina católica ao mundo moderno.

Em 05 de junho de 1960 foi criado o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, na época era se chamava Secretariado para a Promoção da Unidade dos Cristãos, com o Motu Próprio Superno Dei Nutu. 

Posteriormente, em 1966 este secretariado foi confirmado pelo Papa Paulo VI, como organismo permanente da Santa Sé. E a partir da Constituição Apostólica Pastor Bonus, de João Paulo II, este decastéreo é elevado a categoria de Pontifício Conselho, designação que tomou desde 1 de março de 1989.

A função do Pontifício Conselho é a de aplicar-se com iniciativas oportunas ao empenho ecumênico por recompor a unidade entre os cristãos.

Ele interessa-se por que sejam postos em prática os Decretos do Concílio Vaticano II concernentes ao ecumenismo. Ocupa-se da reta interpretação dos princípios ecumênicos e cuida da execução dos mesmos.

Já em 1964, Papa Paulo VI, lança o DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIOSOBRE O ECUMENISMO, material ainda do concílio Vaticano II,  que tem como objetivo de Promover a restauração da unidade entre todos os cristãos, que é um dos principais propósitos do sagrado Concílio Ecuménico Vaticano II. Pois Cristo Senhor fundou uma só e única Igreja.

No último parágrafo do documento mencionado, o Papa nos diz o seguinte: 

“Este sagrado Concílio deseja insistentemente que as iniciativas dos filhos da Igreja católica juntamente com as dos irmãos separados se desenvolvam; que não se ponham obstáculos aos caminhos da Providência; e que não se prejudiquem os futuros impulsos do Espírito Santo. Além disso, declara estar consciente de que o santo propósito de reconciliar todos os cristãos na unidade de uma só e única Igreja de Cristo excede as forças e a capacidade humana. Por isso, coloca inteiramente a sua esperança na oração de Cristo pela Igreja, no amor do Pai para connosco e na virtude do Espírito Santo. «E a esperança não será confundida, pois o amor de Deus se derramou em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado» (Rom. 5,5).”

PAPA PAULO VI | Vaticano, 21 de Novembro de 1964.

Já em 1967, há dentro da igreja católica um novo derramar do espírito, acontece o Final de semana de Dusquene, lá em Pittsburgh, Pensilvânia nos Estados Unidos. Onde lança as premissas da corrente de graça da Renovação Carismática Católica, e lá nesse momento se encontravam unidos em um objetivo mútuo católicos evangélicos.

O que estamos fazendo não é novo, estamos seguindo o legado dos Santos Padres e uma vontade nítida de Deus para todo o corpo da igreja.

Jesus, quando voltar, espera uma noiva e não um harém”, que possamos ser movidos pelo espírito da unidade, promotores do amor e não nos desviarmos dos caminhos e mandos do Senhor.

Deus Abençoe.

Lucas Camara

Jesus seguidor, Artista Plástico, Designer, Poeta e missionário na comunidade católica @ColodeDeus. Meu nome é Lucas, porém, entretanto, todavia, mais conhecido como 'Bita, Beats, Bits ...' como preferir. ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *