A sociedade tem necessidade de artistas

A importância do artista na sociedade vai muito além do entretenimento. Seu papel é fundamental para o desenvolvimento intelectual, formação de opinião, inclusão social, educação e por fim, é a forma mais incrível de fazer com que as pessoas enxerguem o mundo com uma outra visão. 

Independentemente do tipo de arte – seja cinema, música, teatro, circo, literatura, artes plásticas, entre outros – o artista é sempre o protagonista e transmissor de algo extremamente transformador.

 “A arte existe porque a vida é insuficiente”.

Frase do escritor Fernando Pessoa

Para melhor entender todo esse conceito da necessidade precisam voltar as bases fundante do sentido da arte. Afinal o que é Arte?

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio.

Pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras. 

Ela é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente. 

É por meio da arte que o ser humano consegue dividir suas experiências e compartilhar sentimentos com todos aqueles que estiverem disponíveis, dispostos e sintonizados.

Dessa forma, a arte é livre e não pode ser imposta. É preciso estar aberto para receber e sentir o seu significado, que também será pessoal e íntimo. Tanto o artista que cria a obra quanto a audiência que a aprecia participam do processo de expressão do ser humano junto com o seu criador, uma simbiose criativa onde o Criador permite que a criatura modele a criação.

A construção dos significados relaciona-se com a essência de cada um e, portanto, será exclusiva de cada indivíduo que faz e recebe, assim transmitindo sua essência intima de relacionamento com Deus, portanto sendo chave essencial de uma transformação única para uma parte da sociedade.

Por isso não nos esqueçamos da máxima dádiva concedida do alto, pois todo e qualquer dom é concedido por Deus, fruto de Sua gratuidade e amor ao homem, tendo em vista o serviço aos outros, na construção e continuação do Reino de Deus.

São Lucas, nos Atos dos Apóstolos, afirma:“Há mais alegria em dar do que em receber” (cf. At 20,35).

“A arte é um dom de Deus para os homens. Por meio dela, o homem e a mulher são capazes de incutir esperança nos corações e perpetuar a cultura de um povo” (São João Paulo II).

A essência da arte é causar transformações, expressar a intimidade oculta das vistas, comunicar uma mensagem única manifesta entre a beleza e a essência do Criador.

Ela tem o poder de abrir avisão de uma sociedade inteira através de sua mensagem reveladora,  trazendo a tona reflexões antes ocultas a esses mesmos olhos.

Descubra o poder imersivo da arte e tenha pleno entendimento desta dádiva, uma verdadeira arma poderosa que temos nas nossas mãos, com o poder de causa transformações significativas na sociedade.

Lucas Camara

Jesus seguidor, Artista Plástico, Designer, Poeta e missionário na comunidade católica @ColodeDeus. Meu nome é Lucas, porém, entretanto, todavia, mais conhecido como 'Bita, Beats, Bits ...' como preferir. ❤️

You May Also Like

Deus é…

Apaixonado eu por Ti, ó Criador

A Majestade me olhou

O que flui de mim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *